Itália: roteiro de 15 dias pelas cidades de Roma, Veneza, Milão, Florença, Pisa e o Vaticano

Nesta Eurotrip, fiz vários países de uma vez só. Como nem todo mundo tem tanto tempo disponível, resolvi fazer o relato da viagem por partes. Neste post, vou descrever tudo que há de melhor para fazer na Itália: um roteiro de 15 dias pelas cidades de Roma, Veneza, Milão, Florenza, Pizza e o Vaticano, é claro! Acompanhe  gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

A Itália respira tanta Arte que seus olhos ficarão “perdidos”, sem saber o que focar direito. É muita beleza pra todo lado. Desde museus, passando por igrejas, praças, pontes, monumentos. Comecei a viagem por Milão. Os locais mais visitados são os bairros de Brera, Navigli e o centro da cidade.

1 – Milão

itália

Castello Sforzesco

Este ponto turístico é um dos imperdíveis. A imponente fortaleza erguida na Piazza Castello foi construída no ano de 1368. Em seu interior, o visitante encontrará um verdadeiro templo dedicado à arte e à cultura. São mais de dez museus num único lugar. Eles abrigam obras-primas como a Pietà Rondanini, que foi a última escultura de Michelangelo (Museu de Arte Antiga); e pinturas de Tintoretto, Mantegna, Tiziano (Pinacoteca). Já deu pra perceber que passear por Milão requere tempo né? Não dá pra entrar num lugar desses e sair correndo. Se quer realmente ver as obras, chegue cedo e aproveite bem o dia por lá.

Abre diariamente das 7h às 18h (no verão o local só fecha às 19h) e a entrada é gratuita; os museus abrem de terça a domingo, das 9h às 17h30, e os ingressos custam € 3 (inteira) e € 1.50 (meia-entrada). Dá pra chegar de metrô (linhas 1 (vermelha) e 2 (verde) pela estação Cadorna. Ou ainda de ônibus, nas seguintes numerações: 18,50,37,58,61,94.

italia

Galeria Vittorio

É muita beleza para um centro de compras né não? Assim é o Galeria Vittorio. Fica no centro de Milão, bem do lado da catedral (que vou falar mais abaixo). Aqui, o visitante encontra essa linda construção de 1865 do arquiteto Giuseppe Mengoni. O prédio é imponente do piso ao teto, com seus painéis, detalhes em ferro, é realmente lindo! Claro que aqui o público é fino e as lojas são todas de grandes marcas, além de cafés e sorveterias refinadas. Portanto, prepare o bolso!

italia

Catedral Duomo

Considerada a terceira do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e da Catedral de Sevilha, na Espanha, a Catedral Duomo, em Milão, impressiona pela riqueza de detalhes. Pare em frente dos portões e observe palmo a palmo, centímetro a centímetro. Tem 157 metros de comprimento, 92 metros de largura e 108 metros no ponto mais alto, onde está a estátua de Nossa Senhora.

A construção desta catedral é “famosa” pela sua interminável obra. Começou a ser erguida em 1386 e foi finalizada 500 anos depois. Possui 3,5 mil estátuas em sua área externa. Você pode visitar o topo de escada ou elevador, pagando algo em torno de 7 e 12 euros, respectivamente. O interior da igreja tem estilo gótico. A visita é de graça, das 7h às 19h. Em alguns setores se cobra a entrada ok?

italia

Parco Sempione

Nos fundos do castelo Sforzesco, que falei no início deste post, está o Parco Sempione, ótimo pra quem busca um pouco de “descanso” dos passeios. Tem pontes, laguinhos, dá pra sentar um pouco numa sombra e relaxar. Para Milão, ficamos cerca de 3 noites e foi suficiente!

2 – Veneza

E agora que tal zarpar pra Veneza, vamos lá? Pegamos um trem (cuidado com os horários que são bem pontuais. O primeiro sai por volta das 6h30 da manhã e depois ficam saindo trens a cada hora. O trajeto demora em média duas horas e meia de viagem. Com paisagens lindas, não dá nem pra sentir a viagem passar.

italia

Praça San Marco

A Torre do Relógio é um dos pontos turísticos que não dá pra ficar de fora de Veneza. Numa área bem espaçosa está ainda a Basílica San Marco, riquíssima em detalhes, linda de ver! Pode-se visitar o interior e chegar até a sacada da mesma. Ao redor dela, restaurantes, cafés, uma área bem “alto astral” pra quem quer sentar e tomar algo com amigos. A entrada na basílica é gratuita ok?

italia

Canais

Os canais de Veneza estão por toda parte, não poderia ser diferente não é mesmo? E não existe um roteiro muito definido pra você conhecer as pontes, a melhor opção é sair caminhando sem pressa e “descobrindo” cada pedacinho desse lugar mágico, super desejado pelos casais que estão em lua-de-mel.

italia

Existe uma única ponte super moderna, que vale a visita. Ela é enoooorme e tem um design super bonito, certamente você vai encontrá-la como eu: por acaso! Pelos becos e ruelas de Veneza, diversas opções de cafes, restaurantes e lojas de souvenirs. Não pense que na Itália você vai comer a melhor lasanha ou pizza do mundo, pois não vai! Pra mim foi decepcionante ambos. Prefiro as de São Paulo. Você não vai viajar sem o Seguro Viagem né? Então é só clicar aqui!

italia

À noite, vale a pena continuar batendo perna, visitando lojinhas, parando nas pontes e observando como funciona a cidade que dorme e acorda dentro d´água. É realmente um lugar único. Os rios não parecem ser super limpos, mas também não exalam mau cheiro. Uma dica sobre hospedagem é que existem opções fora da área inundada, como se fosse uma espécie de Grande Veneza, é mais em conta, mas você vai ter que pegar trem todo dia pra fazer os passeios. Acho que vale mais a pena ficar pela área central, existem opções não tão caras, basta pesquisar! Três noites tá de bom tamanho, blz?

italia

3 – Florença / Pisa

De Veneza, seguimos para Florenza: outra cidade encantadora da Itália. Por lá, não faltam opões de passeios. Pra quem gosta de arquitetura é o paraíso. Prédios e monumentos lindíssimos, a exemplo da Piazza del Duomo, Basília de Santa Croce e di San Lorenzo.

Piazzia della Signoria

Não deixe de conhecer a Piazza della Signoria, ela vive cheia de turistas do mundo inteiro. É uma verdadeiro museu a céu aberto, com esculturas, artistas tocando ou cantando, pintores, etc. É neste local onde está a estátua de Netuno, de Bartolomeu Ammannati. Construída no início dos anos de 1500 e com mais de 5 metros de altura, é o maior símbolo da cidade.

italia
Piazza della Repubblica

Fica bem no centro da cidade. Tem formato retangular e um arco super imponente. Na época do império romano, sediava o fórum e o mercado medieval. Na Idade Média, a praça abrigava várias igrejas e torres, mas no século XVIII o conselho da cidade resolveu “limpar” o centro da piazza, e várias obras foram destruídas. Hoje, além do arco, a praça conta com um “famoso” carrossel. Por lá, restaurantes, bares e cafés. Ah, e o famosíssimo Hotel Savoy.

Ponte Vecchio

Certamente se você já viu fotos de alguém que visitou Florença, você já conhece esta ponte. Era a única ponte de Florença em 1218 e tinha várias barracas de comerciantes, principalmente açougues. Até que a poderosa família Medici substituiu tudo por joalherias, pois o cheiro da carne incomodava. Hoje, são dezenas de vitrines expondo seus colares, brincos e pulseiras em ouro. Um luxo só! Quando houve a guerra, a Ponte Vecchio foi a única poupada pelos nazistas, as demais (todas) foram destruídas. Ela é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e ótimo lugar pra ver o pôr do sol, principalmente se estiver numa viagem a dois.

italia

Para conhecer Pisa, famosa pela sua torre que há tantos anos vem inclinando mais e mais, é super fácil partindo de Florença. Dá pra ir de ônibus, o trajeto leva cerca de 1h20 minutinhos. É um passeio de meio dia, uma manha ou tarde e nada mais. Chegando lá, tem a praça com a torre e uma infinidade de lojinhas vendendo souvenirs com este símbolo do país. Claro, que ninguém vai perder a oportunidade de fazer aquela foto (criativa), a gente tenta né? Para o período Florença e Pisa, também fiquei entre três e quatro noites.

italia

4 – Roma / Vaticano

Por fim, pra encerrar a o tour a este país maravilhoso, fomos até o Roma e o Vaticano. A quantidade de atrações aqui é enoooorme, portanto vale a pena você ir com uma check list de locais que não quer deixar de conhecer de jeito algum. Para tal, é preciso ter perna viu? Você anda muito, enfrenta muita fila e dependendo da época pega sol de rachar! Vai reservar hotel? É só clicar aqui!

italia

São muitos sítios históricos, como o Coliseu e o Fórum Romano, museus, como os Museus do Vaticano/Capela Sistina, praças e igrejas, a exemplo da Basílica de São Pedro, enfim, locais interessantíssimos e que realmente não podem deixar de estar no seu roteiro.

Portanto, a regra básica é acordar cedo pra o dia render. E precisa render mesmo! Não esqueça um bom mapa pra ajudar no roteiro do que você quer fazer neste dia e se tiver gps melhor. Ter internet nesta viagem é fundamental hein. Para te ajudar, já disponibilizamos um link pra você adquirir o seu. É só clicar aqui!

Uma opção para economizar pode ser adquirir o Roma Pass, cartão disponível por 48 e 72 horas que te dá acesso a entrar em dois museus ou sítios arqueológicos, além do uso do transporte público ilimitado durante o período (com exceção do aeroporto). Os valores giram em torno de 30 e 50 euros, respectivamente. Outra vantagem é que você não precisa enfrentar as quilométricas filas. Pode comprá-lo previamente pela internet.

Basílica de San Pedro

italia

Localizada no Vaticano, o menor estado independente do mundo, é uma das construções mais suntuosas e famosas da história. O local, que possui o título de maior templo da cristandade, foi fundado no ano 324, pelo imperador Constantino, na praça batizada também em homenagem ao apóstolo.

A fachada traz uma grandiosa cúpula trabalhada pelo artista Michelangelo. Se do lado de fora tudo é tão impressionante, você não imagina o que está la dentro! Entre as obras: Pietà, do próprio Michelangelo (logo na entrada); o Baldaquino, de Bernini (na área central); o túmulo do apóstolo Pedro, entre tantos outros tesouros da história mundial.

italia

Entre os pontos mais visitados estão: o túmulo do papa João Paulo II (capela de São Sebastião), além dos túmulos de vários outros papas; a cúpula de Michelangelo (que pode ser visitada e oferece uma das vistas mais bonitas de Roma), lembro que pagando pra ir de elevador ainda tem centenas de degraus pela frente ok? A entrada para a Basílica é grátis, mas lembre-se que não pode ir de saias acima do joelho, shorts, blusas sem manga e decotes.

Coliseu

E o que falar do Coliseu? Um dos monumentos mais famosos do mundo é gigantesco! Símbolo do Império Romano, cuja construção foi iniciada em 72 d.C., foi palco para o combate entre gladiadores e batalhas com animais. Cenário de diversos filmes que marcaram época, é realmente uma viagem ao passado.

italia

Para evitar as enormes filas, compre seu ingresso com antecedência. Custa em média 12 euros e ainda dá direito a você ir ao Monte Palatino e ao Fórum Romano. Para os três passeios reserve um dia quase todo, é coisa demais pra ver e os lugares são tão incríveis que não dá pra entrar e sair correndo. Existem guias em áudio para vários idiomas, inclusive o nosso português.

italia

Fontana de Trevi

É um dos pontos turísticos mais disputados. Fazer uma fotografia aqui sem ninguém por perto é tarefa praticamente impossível. A turma só não entra porque não é permitido o banho, mas ela vive lotada de gente ao seu redor. Não deixe de jogar uma moedinha e fazer um pedido: é tradição!

italia

Ligue-se que a Itália é Europa, mas tem muitas características parecidas com o Brasil. Uma delas: se der bobeira nos seus pertences, dificilmente vai voltar pro hotel com sua mochila, sacola de compras, etc. Os batedores de bolsas, carteiras estão à solta e deve-se ficar bem atento. Essa área da Fonte é um dos pontos mais “arriscados” pros desatentos.

Fórum Romano

italia

As ruínas que existem aqui foram um dia o centro da vida cívica e econômica na Roma Republicana. Situado entre o monte Capitolino e o monte Palatino, o Fórum foi erguido no final do século VII a.C., sendo a Via Sacra sua principal rua. A atração abre diariamente (exceto nos feriados de Natal e ano-novo), a partir das 8h30. Perto dali, outra atração show de bola de Roma. Falo dela abaixo!

Panteão

italia

Fica bem no centro da cidade e vale muito visitar. As colunas gigantescas fazem a gente se sentir uma “formiga”. Tudo antigamente era enorme e imponente. Lá a gente sente isso em todo lugar que visita. Este é o chamado templo de todos os deuses. Fica na praça da Rotonda. Acredite: o interior deste monumento tem mais de 43 metros de diâmetro. Dizem que é para entrar luz e ar, por uma espécie de “olho”. Abre de segunda a sábado, das 8h30 às 19h30, e aos domingos, das 9h às 18h, a entrada é gratuita. Para evitar filas gigantes, chegue cedo.

italia

Deu pra ver que a viagem é intensa né? Imagine colocando a Itália com outros países? É preciso grana e tempo! Espero ter ajuda você a organizar seu roteiro pela Itália, lembre-se que fazendo reserva de hotel, alugando carro, ou comprando chip de celular e seguro viagem pelo link do site rota1976.com você não paga nada a mais e ainda ajuda a gente a mantê-lo, dando informações verdadeiras e sinceras. Nada mais justo essa troca né mesmo? Boa Viagem!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Parceiros