Vai viajar? Fique atento às dicas da Decathlon na hora de escolher e organizar a mochila!

Vai fazer aquela viagem tão sonhada com trilhas e muita aventura? É bom ficar atento a algumas informações bem importantes antes de embarcar para o destino. A gente conversou com o Gerente de Oferta – Esportes de Montanha da Decathlon, Rafael Bozza, pra saber o que o viajante deve levar em consideração antes de ir à loja e comprar itens de viagem como mochila, tênis, roupas e acessórios. Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Tempo de Viagem

“O destino da viagem e a logística dela vão ditar os tipos de equipamentos necessários. Inicialmente, o viajante deve se perguntar quantos dias irá passar na viagem, pois isso é determinante para decidir o tamanho da mochila que vai levar”, explica. Quanto mais tempo de viagem, maior deve ser a litragem (volume) necessário.

Temperatura

O segundo ponto é a temperatura do destino. Roupas e equipamentos para o frio sempre têm mais volume e peso, logo exigirão mais espaço. “A bagagem será enviada ou eu mesmo terei que carregá-la por toda a viagem? Essa deve ser uma pergunta também feita pelo viajante, destaca Rafael. Ele lembra que Trilhas ou viagens de mochilão, onde o viajante precisa carregar seus equipamentos de forma autônoma, exigem mochilas menores e mais leves. Na foto abaixo, uso uma mochila super confortável e cheia de compartimentos, que me atendeu super bem para realização de trilhas. É da marca Forclaz.

Tecnologia

A boa notícia é que hoje em dia as mochilas têm chegado ao mercado cheias de novidades, com uma preocupação em adequar melhor ao corpo do usuário, oferecer mais compartimentos, etc. “Peso é um problema na hora de carregar a mochila por várias horas / dias – e a tecnologia dos materiais empregados evoluiu para ter mochilas cada vez mais leves, sem  prejudicar a durabilidade. Outro ponto que também avança rapidamente é aplicação de materiais reciclados e/ou eco sustentáveis como o poliéster produzido a partir das garrafas PET ou as borrachas vegetais”, explica.
Rafael Bozza destaca que o conforto também é uma preocupação. Os desenvolvedores das mochilas buscam oferecer produtos que se adaptem às diferentes morfologias. As diferenças vão desde os materiais utilizados na curvatura das costas, à regulagem das alças e à barrigueira. “As mochilas de acima de 40 litros trazem ainda versões masculinas e femininas e as diferenças vão muito além da estética. Largura dos ombros e quadril, posição da fita peitoral, curvatura e largura das alças; tudo é pensado para respeitar os diferentes indivíduos”.

Sem perrengue

Uma das mais comuns preocupações dos trilheiros é com os compartimentos. Muitas mochilas são um verdadeiro saco onde tudo se mistura (roupa suja com limpa, objetos diversos, etc). Mas existem mochilas e mochilas não é mesmo? Rafael destaca que hoje os fabricantes estão buscando o máximo de compartimentos internos e bolsos externos. “A abertura pode ser parcial ou total; tudo para facilitar a organização e acesso ao conteúdo transportado”. Alguns bolsos externos são excelentes para guardar objetos de uso frequentes como celular, câmera fotográfica, além de garrafa de água, repelente, etc. Objetos que você pode usar várias vezes ao longo da trilha e não vai precisar estar abrindo a mochila.

Cuidados

Para lugar frio ou de muito calor, em qualquer condição, o usuário deve se manter seco. “No calor, o vestuário sintético transpirável vai ajudar a equilibrar a temperatura do corpo e facilitar a evaporação do suor. Muitas horas de caminhada também exigem cuidados com os pés. Meias sintéticas com tratamento antibacteriano, vão ajudar a manter os pés secos e evitar a formação de bolhas e fungos”, alerta.

Dicas

No frio, o viajante deve buscar o aquecimento na medida certa, pois ele em excesso vai fazer a pessoa transpirar e a umidade fará passar frio! Blusas e jaquetas com zíper no peito e nas axilas auxiliam a equilibrar a temperatura do corpo. “Parado, você fecha todos os zíperes e mantém o calor. Em atividade, você abre os zíperes e facilita a troca de temperatura e evaporação da umidade”. Entre os produtos que têm feito mais sucesso na Decathlon estão: Jaquetas de pluma (leves, compactas e elegantes), mochila travel 100 40L (polivalente, pode viajar na cabine do avião),  mochila travel 100 40L (polivalente, pode viajar na cabine do avião), botas de trilha MH500 (leveza, conforto e proteção com visual moderno), necessaire trekking travel (organização e praticidade), além da calça bermuda trek 500 (versatilidade para viagem).
Para mais informações e verificação de produtos, é só clicar no perfil da DecathlonBrasil que tem uma infinidade de produtos bacanas pra qualquer tipo de viagem. *Fotos desta reportagem foram cedidas pela Assessoria de Marketing da Decathlon Brasil.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Parceiros