Salar de Uyuni, na Bolívia: como ir a este lugar único no mundo!

Se você gosta de lugar exótico, não pense duas vezes! Salar de Uyuni, na Bolívia: como ir a este lugar único no mundo! Neste post vamos falar tudo sobre o maior deserto de sal do planeta. Fiz este passeio partindo da cidade de Uyuni, na Bolívia, mas você tem ainda a opção de fazê-lo saindo de San Pedro de Atacama, no Chile.

uyuni

Por onde começar

Partindo de Uyuni, você faz o trajeto em menos dias e com preços mais acessíveis. Então, o trajeto seria sair do Brasil e seguir até a Bolívia, há voos para La Paz, por onde entrei no país. E de lá fui seguindo usando o barato e velho (literalmente velho) busão. A infra da rodoviária, o estado dos ônibus é tudo muito precário. Parece aquelas cenas de filmes com gente em pé, gente vendendo gelatina, segurando galinha, carregando cachorro…sim, entra de tudo no ônibus e o importante é manter o “espírito esportivo”. Salar de Uyuni, na Bolívia: como ir a este lugar único no mundo!

uyuni

Voo

Salar de Uyuni, na Bolívia: como ir a este lugar único no mundo! Dá pra ir de avião de La Paz até Uyuni. O voo dura cerca de 40 minutos e claro que esta opção é pra quem tem uma grana a mais pra gastar. Se for de ônibus (como fiz), os veículos saem sempre durante à noite, chegando em Uyuni por volta das 7h da manhã. A viagem dura em torno de 10 horas e embora o preço seja atrativo, pesa contra o sacolejo que você deverá sofrer nas estradas. Não dá pra viajar sem seguro viagem né? Clique AQUI e já faça o seu!

uyuni

Quando Ir

Qualquer época vale a pena conhecer o deserto de sal. Mas pra quem quer arrasar nas fotos, existe sim uma época em que o visual é mais bacana pra fotografar por causa do espelho d´água no período pós chuvas. O passeio ao Salar de Uyuni passa por locais com altitudes que são sempre superiores a 4.000 metros, ou seja, mesmo no verão você poderá enfrentar um pouco de frio, especialmente no início da manhã e durante à noite.

uyuni

Frio

No inverno as temperaturas são rigorosas e, no verão, mais quentes, chegando a fazer calor em alguns momentos do dia. Na cidade de Uyuni, a temperatura média é de -6ºC; no inverno as médias estão em torno de -12ºC e, no verão, de 1ºC. Faz frio mesmo! Portanto nem ouse “esquecer” as roupas apropriadas para tal.  No inverno, como o salar está bem seco, figuras geométricas se formam no sal. Já o verão é a estação chuvosa, em que o frio não é tão latente e faz calor – viajando nesse período, a grande expectativa é encontrar o Salar de Uyuni alagado. Assim, o deserto de sal fica coberto por uma camada de água, algo bem parecido com um espelho que reflete o céu.

uyuni

O que levar

As pessoas ficam em média quatro dias pelo deserto de sal. Com limitação de espaço no carro 4×4 em que circulamos pelo deserto e também para facilitar a locomoção em geral é bom ser bem prático nas roupas, até porque precisamos levar peças de frio que são volumosas. Não deixe de incluir na bagagem água, protetor solar, óculos de sol, boné, toalha, papel higiênico, lenço umedecidos, roupa segunda pele, gorro, cachecol e luvas; além de tênis e hidratante para corpo e labial. Vale levar remédios básicos como pra dor de cabeça, enjoo, caso você seja uma pessoa propícia a isso.

uyuni

Objetos

Muita gente leva objetos pequenos para fazer fotos com ilusões de ótica. O horizonte todo branco e a superfície laminada de água permite que tenhamos efeitos incríveis de fotografias. Sugestões de objetos: carrinhos, dinossauros, bonecos botas, etc. Coisas que você mesmo estará levando na viagem servirão para aguçar a criatividade e também vale trocar objetos com o grupo do passeio. E Uros, no Peru, já ouviu falar? Clique AQUI e te levamos pra outro lugar incrível!

uyuni

Hospedagem

Nos “hotéis”, a infra também é bem precária se você quiser gastar menos que os que optam pelos ditos de luxo. Então, prepare-se para encarar locais sem água encanada e quente e com energia limitada. O banho é de balde e a água super fria; a energia é controlada para que os visitantes possam pelo menos carregar as baterias das câmeras fotográficas (se paga por isso). Mas no geral, a cama pelo menos é confortável e a beleza do lugar compensa esses perrengues. Nos passeios já estão inclusos o café da manhã, almoço e jantar, mas vale levar alguns lanches pra compor o dia como biscoitos, barrinhas de cereais, etc.

uyuni

O Salar de Uyuni é o maior e mais alto deserto de sal do mundo, com 10.582 quilômetros quadrados e a 3.656 metros acima do nível médio do mar. Ele está localizado nos departamentos de Potosí e Oruro, no sudoeste da Bolívia, perto da borda da Cordilheira dos Andes. O salar é também o único ponto natural brilhante que pode ser visto do espaço. Ele serviu de guia para os astronautas da Apollo 11, que chegaram à lua em 1969. Quando os astronautas viram a planície branca pela primeira vez, chegaram a pensar que fosse uma geleira.

uyuni

Formação

O Salar foi formado como resultado de transformações entre diversos lagos pré-históricos. Ele é coberto por alguns metros de uma crosta de sal, que tem um nivelamento extraordinário com as variações de altitude média de menos de um metro ao longo de toda a área do Salar. A crosta serve como uma fonte de sal de cobre e de uma piscina de salmoura, que é extremamente rica em lítio. Ele contém de 50 a 70% das reservas mundiais de lítio, recurso que está no processo de ser extraído. A área grande, o céu claro e o nivelamento excepcional da superfície fazem do Salar um objeto ideal para calibrar os altímetros de satélites de observação da Terra.

uyuni

Espero ter ajudado você a programar essa viagem. Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site!

Compartilhe